Olá pessoal!

Nesse blog trarei informaçãos importantes de forma dinamizada sobre Freud, a Psicanálise e seus conceitos. Entrem no mundo do Inconsciente ....
Fiquem a vontade e divirtam-se!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Olá pessoal!
Neste post resolvi explicar de forma descontraida um dos  maiores conceitos apresentados por Sigmund Freud: o COMPLEXO DE ÉDIPO.



No complexo de Édipo os meninos focalizam o seu desejo e prazer na mãe e as meninas no pai. É nessa fase também que a criança distingue a diferença dos sexos masculino e feminino e determina sua fixação pela pessoa mais próxima do sexo oposto.

A criança, ao desejar o pai ou a mãe, alimenta um conjunto de pulsões formadas pelo id. O superego, que é formado pela razão, pela moral, pelas regras e normas de conduta; busca censurar tais pulsões fazendo com que o id seja impedido de incentivar a satisfação plena da criança. O ego, por sua vez, que é a consciência humana, é incentivado pelos impulsos do id e limitado pelas imposições do superego, o que torna necessário buscar formas de satisfazer o id sem transgredir o superego.


O complexo de Édipo em meninos surge pelo desejo sexual pela mãe, a criança vê o pai como ameaça e deseja se livrar dele buscando ainda se identificar com o mesmo. Em meninas, o complexo surge com o desejo de ganhar um bebê do pai e como não consegue se desilude. 

É através desse período (vivenciado por todas as criaças de 3 a 5 anos) que ela internaliza as regras e normas sociais e passa a estar incerida na cultura.


FONTES: http://www.umsabadoqualquer.com/110-freud-2/
                  http://www.brasilescola.com/psicologia/complexo-edipo.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário